Este não é apenas mais um texto sobre Amamentação!

Que o leite materno contém os nutrientes ideais para o bebê todo mundo sabe. Todo mundo já sabe que o leite materno contém anticorpos que protegem o bebê. Você provavelmente já está careca de saber que amamentar ajuda o útero a voltar ao seu tamanho original. Você também já sabe que amamentar ajuda a fortalecer o vínculo mãe e filho e diminui os riscos de depressão pós parto. Caso você ainda não conheça os benefícios da amamentação, eu te pergunto: Em que planeta você viveu nos últimos anos? Todo mundo sabe que o leite materno é disparado o melhor alimento para o bebê E PONTO FINAL.

Falar sobre os benefícios do aleitamento materno não é o suficiente para garantir que as mães vão querer/conseguir amamentar seus filhos. E o motivo é muito simples: Vá falar sobre os benefícios da amamentação para uma mãe que está há dias com o mamilo em carne viva e sangrando. Vá falar sobre os benefícios da amamentação para uma mãe que acha que o seu leite esta secando durante a normal “baixa” dos 3 meses. Vá falar sobre os benefícios da amamentação para uma mãe que está sem dormir, com o filho chorando de fome porque a quantidade de leite produzido não está sendo o suficiente. Vá falar sobre os benefícios da amamentação para uma mãe com mastite. Nestes e em vários outros casos, ficar repetindo o que todo mundo já sabe não vai ajudar.

Na teoria parece ser bem simples: O bebê nasce. Você coloca ele no peito. Ele mama e vocês são felizes para sempre. A realidade é bem diferente. Claro que existem aquelas mães sortudas que aprendem a amamentar com a maior facilidade do mundo (esta foi a minha realidade com meus dois primeiros filhos). Mas para a grande maioria das mães, estabelecer a amamentação, pode não ser tão fácil quanto parece (esta foi a minha realidade com a Zara, minha caçula).

Aqui vai a verdade nua e crua: Amamentar não dói, e não deve doer, mas nos primeiros dias, para muitas mães, dói sim! Amamentar não deve ser difícil, pelo contrário, mas no começo pode ser bem complicado! É isto mesmo que você leu, sei que parece um pouco confuso mas não há forma melhor para explicar. Para a grande maioria das mães, as primeiras mamadas são bem difíceis. Tem também o fator insegurança (em especial para as mães de primeira viagem), medo de estar fazendo algo errado, ou mesmo do bebê não estar mamando o suficiente. Sem contar que se a mãe produz pouco leite é problema, se produz muito leite também é problema. Não adianta as pessoas ficarem tapando o sal com a peneira, falado sobre os benefícios da amamentação sem dizer que no começo nem tudo é um mar de rosas. Todas estas questões podem ser facilmente corrigidas, através de apoio e informação. Amamentar é um ato LINDO e não somente pode como DEVE ser um momento gostoso e alegre entre mãe e filho.

Aqui na California, existem inúmeros recursos e fontes de apoio à lactante. Para começar, todos os planos de saúde são obrigados a dar de graça uma pump (bombinha para tirar leite) para toda grávida. Assim, quando o seu bebê nasce, você já tem uma pump Medela, dupla, elétrica, novinha em folha. Fora isso, existem grupos de encontro semanais dentro dos hospitais e ONGs como a LLL (La Leche League) em quase todas as cidades. Há também websites com informações e dicas baseadas em evidências científicas, como o KellyMom.com. Tudo isto é muito bem divulgado, assim, quem precisa pode receber ajuda de forma rápida e eficiente.

Com todos estes recursos disponíveis, eu aprendi muito sobre amamentação. Amamentei os meus 3 (ainda amamento a Zara) e continuei amamentando o Dom mesmo durante os primeiros meses de gravidez da Zara (com autorização do meu obstetra). Por isto, resolvi escrever sobre todas as dicas que me ajudaram e ainda me ajudam. Por ser um assunto muito extenso, achei melhor dividir em diversos posts. O primeiro post da série estará no ar até o final desta semana!

Beijos
Rafa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s