O Verdadeiro Parto Humanizado

Esta semana 4 das minhas amigas grávidas ganharam ou vão ganhar bebê. A primeira ficou em trabalho de parto por 48 horas, e em um parto sem nenhum medicamento, deu a luz a um lindo menino. A segunda, estava com a cesariana marcada, mas a bolsa estourou um dia antes do planejado. Deu a luz ao seu terceiro filho, uma linda menina (ela optou por só saber o sexo do bebê na hora do parto e todos nós achávamos que seria um menino). A terceira, o bebê é amante de yoga (assim como seus pais) e ele está sentadinho fazendo uma “yoga pose”. A cesareana será hoje, quando minha amiga completa 42 semanas e 1 dia de gravidez. Ela e o marido ainda não escolheram o nome do bebê e vão esperar para ver o rostinho dele para decidir. A quarta, é minha prima, que espera gêmeos (dois meninos), e por motivos médicos vai fazer cesareana hoje de 36 semanas. Os gêmeos foram super esperados e planejados. Minha família está em festa!

O que podemos concluir com estas histórias?

Primeiro que a mulherada se dará muito bem no futuro, pois aparentemente estamos em uma relação de uma menina para quatro meninos.

Segundo, que já que cada família é unica, e cada bebê também é único, obviamente que o mesmo também vale para os partos. Não existe parto certo ou parto errado. Melhor parto ou pior parto.

Os meus filhos, um nasceu de cesareana marcada, outro nasceu de cesareana de emergência, e outro de parto normal. Em todos estes partos, com exceção de alguns episódios da cesareana de emergência (e esta é uma longa história), eu sempre me senti respeitada.

Para mim, parto humanizado é isto. É quando a mãe e suas preferências são respeitadas. É um parto onde a mãe é informada das suas opções, sem ter que satisfazer os caprichos e conveniências de ninguém. É aquele que traz o bebê ao mundo com saúde, e em segurança. É um parto onde a mãe se sente segura e é ouvida. Onde a equipe médica entende, e demonstra entender, que aquele é um dos dias mais importantes na vida daquela família. É um parto onde não há pressa, não há medo, e nem mesmo palavras negativas. É um parto onde há amor e alegria no coração. Onde a vida é festejada. É um acontecimento que nos torna mãe de um novo ser. Afinal, existe algo mais humanizado que a chegada de uma nova vida?

Um comentário sobre “O Verdadeiro Parto Humanizado

  1. Parabéns por suas palavras, elas tem alma e coração, escrever assim é um dom. Concordo muito e só complementaria afirmando que todo parto antes de ser humanizado é divino.Grande abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s