Sobre sonhos e objetivos.

Quantas vezes eu me pego dizendo “Meus filhos são tudo na minha vida”.  Mas será que eles são mesmo?

Meus filhos são sem dúvida a coisa mais importante para mim, mas eles não são tudo na minha vida. Amo minhas crianças, mas ainda assim o meu mundo não é somente deles. Eu sou uma pessoa que gosta de escrever, eu tenho amigas com as quais eu adoro conversar e passar tempo, tenho um trabalho que considero gratificante, eu adoro ir a praia, eu amo queijo, margaritas, brigadeiro. Eu também sou viciada em ler, desde livros, histórias, artigos científicos, até rótulos e piadinhas. Eu adoro comédias românticas,  tenho paixão por cozinhar, e gosto de quase qualquer tipo de música. Eu sou e gosto de tantas outras coisas que não incluem meus filhos, que é no mínimo um erro da minha parte dizer que meus filhos são tudo na minha vida. E por mais que eles, de uma forma ou de outra, estejam presentes em todas as deciões que eu tomo, ainda assim eu tenho objetivos e sonhos que vão muito além do fato de ser mãe de 3 filhos.

Convenhamos, admitir que nossos filhos não são o centro do nosso universo é tarefa difícil nesta sociedade que criamos. Incrível como o mesmo não acontece com os homens. Homens, independente de terem filhos ou não, são encorajados a encontrarem hobbies, a praticarem esportes, a terem interesses e ambições próprias, a se tornarem referência como profissionais, e líderes no local de trabalho. E se estes homens forem bons pais, bom, neste caso isto é considerado apenas um bônus, um ponto extra. E a mulher que casar com um cara destes é uma mulher “de muita sorte”.

Se pensarmos racionalmente, não sei aonde que diz que para ser uma boa mãe é necessário abdicar tudo aquilo que eu gosto, ou que almejo. Manter a minha essência separada do amor que tenho pelos meus filhos é um dever que tenho para comigo mesma. Uma prova de amor próprio que faz bem não somente para mim, mas para eles também. Afinal, eu não quero que minha filha cresça pensando que ela deve colocar todos os seus desejos em segundo plano. Não quero que ela acredite que para ser uma boa mãe, e uma boa esposa, ela precisa abrir mão dos seus sonhos pessoais ou das coisas que a fazem feliz. E ainda nesta mesma linha de pensamento, eu não quero que meus filhos carreguem este tipo de expecativa em relação as suas futuras esposas.

Seja lá qual for o seu sonho, ele está no seu coração por algum motivo. Não há vergonha em dizer que o seu propósito no mundo não é apenas o de ser mãe. E quando digo “apenas” não é no sentido pejorativo. A maternidade não precisa nos limitar, pelo contrário. A maternidade nos empodera, nos fortalece, nos faz lutar com muito mais garra, com mais vontade. Nós mulheres por natureza já carregamos esta força diferente dentro de nós, e a maternidade vem para aumenta esta chama. Não deixe que te façam acreditar que buscar os seus sonhos é um ato de neglicencia com seus filhos. Que encontrar fora da maternidade outras coisas que façam seu espírito vibrar te torna menos mãe, ou menos esposa. Que ter amor próprio é egoísmo. Que na sua vida não pode haver espaço para mais nada , ou que os seus objetivos devem ser deixados para trás. Nada disto é verdade. Seja lá qual for o seu desejo, seus sonhos, vá atrás. Lute por eles.

Nós como mães sempre tentamos ensinar nossas crianças que neste mundo elas podem ser aquilo que bem quiserem, basta querer, ter fé, e batalhar. Então por que é que não damos o exemplo? Por que é que não garantimos este privilégio para nós mesmas?  Tenho certeza que esta era a mesma expectativa que meus pais tinham em relação a mim. Que eu pudesse usar meus dons, minha força de vontade, para lutar para alcançar todos os meus sonhos. Para dar o máximo de mim. Não só como mãe, mas como mulher, como profissional, como amiga,  como ser humano, e como alguém que quer fazer alguma diferença no mundo, mas que por acaso também é esposa, e mãe de 3 filhos.

 

Um comentário sobre “Sobre sonhos e objetivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s