Baby led weaning (BLW)

Ainda tentando cumprir a promessa de responder as perguntas que chegam. Aos pouquinhos eu vou me redimindo. Me pediram para falar um pouco de introdução alimentar. Não sou muito fã de ficar postando dicas, porque não me considero nenhuma expert e acho que tem profissionais mais qualificados do que eu que fazem um ótimo trabalho ensinando. Mas, posso compartilhar minha experiência como mãe, e o que funcionou aqui em casa.

Com o Cae fiz introdução alimentar tradicional, seguindo a risca as recomendações do pediatra (há 13 anos atrás). Com o Dom, fiz uma combinação de BLW (baby led weaning) e papinhas. Com a Zara fomos com força total no BLW. Com ambos os meus mais novos, começamos com verduras e legumes e só depois introduzimos frutas. Ao contrário da recomendação dos pediatras no Brasil, aqui, a associação americana de pediatria, recomenda a introdução de verduras e legumes antes das frutas.

Para quem tem interesse no BLW, sugiro que leiam o livro original “Baby Led Weaning”. Tem muito post na internet distorcendo o método. Vou tentar fazer um resumo de como funciona:
No BLW não existe papinhas ou colheres. Você apresenta alimentos inteiros (sem bater) e deixa que o bebê, com as próprias mãos se alimente sozinho. O método gira em torno da frase: “Before one food is for fun” (Antes de 1 ano, comida é diversão). O que eles querem dizer é que o principal alimento para bebês antes de 1 ano ainda é o leite (seja materno ou fórmula). Portanto, a introdução de alimentos é apenas para que a criança comece a explorar novas texturas e sabores. Não há pressa e cada criança vai no seu próprio ritmo. Com o Dom, ele só foi levar o primeiro alimento para a boca depois de algumas semanas. Até então ele só brincava com a comida. Era um pouco frustrante e eu não conseguia lidar com aquilo. Por isto acabei fazendo uma combinação com os dois métodos (BLW e papinhas). Já com a Zara eu estava totalmente relaxada, e fomos com força total no BLW. Zara nunca comeu papinha de bebê. Demorou uns 10 dias para que ela realmente começasse a comer. Antes disso a comida ia para o chão, para os cabelos, ou ficava esmagada entre os dedos. Respeitei o tempo dela e deixei que ela ditasse as regras. O principio deste método é justamente este. Criar independência e ao mesmo tempo respeitar o tempo de cada criança. Estudos que foram divulgados recentemente mostram que bebês que iniciam a alimentação com BLW se tornam adultos com hábitos alimentares mais saudáveis, com menor tendência a problemas de peso, e mais propensos a experimentar novos alimentos. Para quem quiser dar uma olhada, vou colocar o link para alguns destes estudos nos comentários. Acho super interessante a parte que eles dizem que o BLW permite que a criança respeite e regule a sensação de saciedade. Parando de comer nos primeiros sinais de que esta satisfeita. Para mim isto faz total sentido, já que com papinhas a pessoa que esta coma colher na mão é quem dita as quantidades, a velocidade, e geralmente insiste por “mais uma colherada”.

Este método não é para todo mundo. Primeiro porque a mãe tem que estar muito, mas muito, relaxada mesmo. Sem aquela ansiedade para a introdução de alimentos (o que é mais comum em mães de primeira viagem). Segundo porque faz uma sujeira surreal. Mas por outro lado, eu acho o paraíso na terra não ter que fazer papinha de bebê. A mesma refeição que eu fazia para todos aqui em casa, era o que eu oferecia para a Zara (com algumas pequenas adaptações).

No final das contas não existe método certo ou errado. Existe aquilo que funciona para cada família. Eu gosto de ler estudos, e tentar fazer aquilo que eu acho que fará bem para os meus filhos. Mas, tento sempre ter em mente que o que funciona para mim, pode não funcionar pra você. E o que eu considero melhor, pode não ser igual o que você considera melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s